Com a crescente preocupação pela estética e o concorrido mercado de trabalho, as grávidas passaram a ter mais cuidados estéticos desde os primeiros momentos da gravidez e após o parto. As hiperpigmentações da pele, as estrias, as aranhas vasculares, o acne, a flacidez dos seios, o inchaço das pernas são algumas das transformações que preocupam as mulheres grávidas. No entanto, a maior preocupação das grávidas, ao nível estético, é o aumento de peso acima do desejado e incapacidade de o recuperar no período pós-parto.
A escolha correcta dos alimentos é um dos factores importantes na criação do ambiente ideal para o feto atingir o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento neurológico para o qual foi geneticamente programado.
Algumas vitaminas e minerais têm de ser suplementados, pois a alimentação não garante as quantidades necessárias.
A preocupação com o ganho de peso é fundamental para a melhor recuperação no pós-parto. Durante a gravidez os cuidados estéticos podem envolver sessões de massagem drenante com hidratação corporal e facial.
No pós-parto, após o período da amamentação os tratamentos de Medicina Estética são em geral permitidos.O exercício físico deve ser orientado e com reeducação postural global (RPG).
O ganho de peso adequado, uma actividade física regular, o consumo orientado de uma variedade de alimentos, uma adequada e oportuna suplementação de vitaminas e minerais, a evicção de substâncias nocivas e a manipulação segura de alimentos proporcionam as condições para uma gravidez saudável, manutenção e melhoria da estética corporal e bem-estar físico e psíquico.
Na Consulta de Nutrição e Medicina Estética na grávida tem acesso a uma avaliação que permite desenvolver um programa de medicina proactiva com nutrição personalizada e suplementada, exercício físico adequado cuidados estéticos permitidos e orientados.