Desabituação Tabágica

 
 

Desabituação Tabágica

 

Auriculoterapia

 
 
 

Tratamento de Desabituação Tabágica

Benefícios em deixar de fumar:
- Após 20 minutos, a pressão arterial desce e a temperatura das mãos e dos pés sobe para valores próximos dos existentes antes do último cigarro.
- Após 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue descem para valores normais.
- Após 24 horas, a possibilidade de ocorrência de enfarte desce.
- Nos 3 meses seguintes, a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta cerca de 30%.
- De 1 a 9 meses, a ocorrência de tosse, congestão nasal, fadiga e dispnéia diminuem e os cílios recuperam a sua fnção tornando os pulmões mais limpos e reduzindo a possibilidade de infecções.
- Após 1 ano, o risco de enfarte é metade do de um fumador.
- Após 5 anos, o risco de um AVC iguala o de um não fumador.
- Após 10 anos, o risco de cancro do pulmão é cerca de metade do de um fumador, havendo igualmente uma diminuição do risco de cancro da boca, da faringe, esófago, bexiga, rim e pâncreas.
- Após 15 anos, o risco de enfarte é igual ao de um não fumador.

O tabagismo é considerado não só um factor de risco, mas também uma doença crónica ou uma epidemia. É responsável por mais mortes do que qualquer outra doença, impedindo que milhões de pessoas vivam mais e com melhor saúde, sendo que a cessação tabágica é a única forma de tratamento.

O tratamento poderá ser acompanhado por psicologia clínica e médico que prescreverá fármacos específicos para a desabituação tabágica ou/e a utilização da técnica da auriculoterapia.

A auriculoterapia é uma técnica que utiliza o pavilhão auricular (orelha) para efeitos de diagnóstico terapêutico. É um método eficaz, praticamente sem efeitos adversos, importante para complementar a Medicina Convencional.

Quais são os efeitos na Desabituação Tabágica?
A auriculoterapia alivia os sintomas da abstinência tabágica, evitando a irritabilidade, o nervosismo, a vontade de fumar, os problemas de concentração e a ansiedade nos primeiros 7 a 10 dias, período que leva a ultrapassar a dependência física da nicotina.

O desejo de fumar é substancialmente reduzido podendo mesmo tornar-se em aversão. Há uma alteração na percepção gustativa, causando alterações no limiar do desejo de fumar.

A estimulação produzida pela auriculoterapia produz resultados terapêuticos satisfatórios, inibindo este reflexo e livrando o fumador da dependência do tabaco.

O programa irá decorrer num período de cerca de 4 semanas e terá acompanhamento por parte de um Médico e se necessário por uma Psicóloga, de forma a ter uma abordagem multi disciplinar e contínua no período mais sensível da Desabituação Tabágica.
 
 
 
MARQUE JÁ A SUA SESSÃO
Qual a importância da Auriculoterapia?
Descubra tudo o que o Tratamento de Desabituação Tabágica pode fazer por si.
Marque já a sua sessão e fale com os nossos médicos especialistas.